O que o Oscar, o Grammy e o Fórum econômico mundial tem em comum ?

O que o Oscar, o Grammy e o Fórum econômico mundial tem em comum ? os dois primeiros certamente tem muito, mas e em relação ao terceiro ? não obstante a disparidade entre o último e os dois primeiros parece que alguém acha que sim, vide o número de celebridades do mundo da música e cinema que costumam freqüentar o fórum e discursar sobre assuntos como globalização, economia mundial e fazer cobranças e protestos a comunidade que se reúne em Davos uma vez ao ano.

Também acho que esses mundos tem muito em comum, tanto que gostaria de ver nas cerimônias do Oscar e Grammy, outras personalidades como apresentadores e jurados, tais como Bill Gates, Warren Buffett, Donald Trump, Robert Kiyosaki, Jack Welch, Alan Greenspan, entre outros; Também penso que as categorias poderiam ter outros critérios de julgamento como por exemplo maior bilheteria, melhor distribuição, menor orçamento, maior valor agregado, direitos autorais, melhor marketing, melhor estratégia de lançamento, maior retorno do investimento. Creio que seja uma idéia interessante, sobretudo justa ! Afinal se o Fórum econômico mundial pode ter Bono Vox, Angelina Jolie, Brad Pitt, Richard Gere entre outros artistas falando sobre economia porque economistas, empresários e políticos não podem opinar sobre cinema e música ? Ridículo ? tanto quanto ! Se artistas podem opinar sobre economia porque economistas não podem opinar sobre cinema e música ?

Por que as tais celebridades não fazem seus protestos contra a indústria do cinema e da música ? é fácil criticar a iniciativa privada, a política, a economia, mas quem está disposto a recusar-se a atuar num filme que abuse de cenas de violência explícita, que passe uma mensagem de apologia as drogas ou que abuse de cenas de sexo apenas para aumentar a bilheteria ? isto sem falar nos salários estratosféricos pagos a atores e músicos, Tom Hanks chegou a admitir recentemente em uma entrevista que nada justifica um salário tão alto, mas ele se recusou a receber ? Bono Vox, líder do U2 – a banda mais rica do mundo segundo a revista Forbes – tem feito um trabalho voluntário em prol dos países mais pobres com dinheiro de Bill Gates, fazer caridade com o chapéu dos outros é fácil ! Mas o cúmulo da hipocrisia são as cobranças e protestos nas reuniões do Fórum e uma semana depois as cerimônias de premiação de suas categorias com limusines, roupas de milhares de dólares e muito luxo para pouquíssimos convidados.

Isto significa que não se deve contestar a atual economia global ? que não devemos nos preocupar com o futuro do planeta, com as populações menos favorecidas ? claro que não ! essa é exatamente a razão de ser do Fórum Econômico Mundial ! no entanto tais pessoas estão tão qualificadas pra tratar do assunto quanto economistas para julgar filmes ou músicas, como economistas são excelentes atores e músicos. É óbvio que cada pessoa tem sua opinião pessoal – vide nome do blog – sobre qualquer assunto, prova disso é o número de técnicos de futebol que temos no Brasil, especialmente durante a copa, mas alguém realmente acredita que faria melhor que os que lá estão ? Eu mesmo tenho minhas opiniões sobre o cenário econômico mundial tanto quanto tenho sobre cinema e música, na maioria das vezes não concordo com as premiações das academias, principalmente do Grammy, mas tenho que admitir que as pessoas que lá estão, estão porque merecem, e não é meu gosto pessoal que deve determinar isso, e porque na economia seria diferente ? Ao menos quando me proponho a falar sobre o assunto, conheço um mínimo sobre ele, não saio falando o que me dá na cabeça sem procurar conhecer a dinâmica das relações econômicas, posso divergir de uma medida ou da situação vigente, mas será sempre embasado em algum ramo de estudo da economia, não em utopias pseudo-econômicas, frutos de fantasias das mentes de pseudo- intelectuais.Como diz um velho ditado popular, cada macaco no seu galho

Deixe um comentário

Arquivado em comércio exterior, economia, opinião pessoal, política, sociedade

Deixe um comentário